Varizes

Trombose Venosa Profunda e Tromboflebite

trombose e agora.png

A trombose venosa profunda (TVP) é causada por coágulos que obstruem as veias principais do membro, impedindo o livre fluxo de sangue. ⠀

☝️Com isto, a drenagem do sangue fica prejudicada, as veias distendem e inflamam, causando dor, calor e edema (inchaço) no membro. ⠀

Estes coágulos formados podem deslocar-se até o pulmão e obstruir uma artéria. Esse episódio é chamado de embolia pulmonar e, conforme o tamanho do coágulo e a extensão da área comprometida, pode ser fatal.⠀

Algumas medidas podem ser tomadas para diminuir o risco de trombose:⠀
🔹 Manter o peso em limites saudáveis⠀
🔹 Evitar permanecer na mesma posição por longos períodos. ⠀
🔹 Em viagens, procurar dar uma caminhada pelo menos a cada 2 horas. ⠀
🔹 Evitar hábitos nocivos, como tabagismo e sedentarismo.⠀
🔹 Uso de meias elásticas em determinadas situações.⠀

Algumas medidas são importantes no tratamento da trombose venosa profunda, devendo sempre ter o acompanhamento do médico cirurgião vascular ou angiologista.⠀

💊Além de medicamentos anticoagulantes, o uso de meia elástica é essencial, medida que comprovadamente reduz os sintomas nestes pacientes.⠀

Para cada caso em específico, há uma duração adequada do uso da medicação anticoagulante, a depender da veia afetada e do resultado de exames complementares realizados no acompanhamento.⠀

👍Um tratamento correto é essencial para o prognóstico vascular do membro afetado pela trombose.

Flebite - entenda o que e.png

Flebite ou tromboflebite é uma inflamação de veias superficiais, podendo acontecer nos membros superiores ou inferiores.⠀

É causada pela formação de coágulos no interior destas veias, que interrompem o fluxo de sangue e inflamam o vaso e os tecidos vizinhos.⠀

O quadro mais típico evolui com dor, rubor (vermelhidão) e calor no trajeto de uma veia superficial da perna ou braço.⠀

As principais causas para o seu aparecimento são as mesmas dos demais problemas vasculares: genética, sedentarismo, tabagismo e má alimentação. ⠀
Além desses, há alguns agravantes:⠀
🔸 Bactérias e outros micro-organismos patogênicos;⠀
🔸 Reação a medicamentos;⠀
🔸 Trauma físico;⠀
🔸 No pós-parto de gestantes com varizes;⠀
🔸 Imobilização prolongada, após uma cirurgia;⠀
🔸 Muito tempo sem se movimentar durante uma viagem longa de carro ou avião.⠀

Na grande maioria dos casos, o quadro se resolve em alguns dias ou semanas. Nesse período, o uso de algumas medicações auxiliam no alívio da dor e na prevenção de complicações. ⠀

Caso você ou algum familiar apresente quadro parecido, procure atendimento médico para uma avaliação e orientações.

Na Aliance Clínica Médica, contamos com uma equipe multidisciplinar, além de exame de ecodoppler, para proporcionar aos pacientes um atendimento completo, englobando protocolos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento individualizado.