Trombose Venosa Profunda e Tromboflebite

Aneurismas

o que e aneurisma.png

Aneurisma é uma dilatação anormal dos vasos sanguíneos do nosso corpo, podendo ocorrer em vários territórios.⠀⠀

⚠️ Cada vaso possui um tamanho médio na população, bem como um tamanho acima do qual é considerado dilatado.⠀⠀

Por exemplo, para a artéria aorta (maior artéria do corpo humano), o diâmetro máximo considerado normal é de 2cm. Caso ultrapasse 3cm (mais de 50% de aumento em relação ao diâmetro máximo do vaso), classificamos como aneurisma.⠀⠀

Mais importante que o tratamento desta doença é sua prevenção. Deixo aqui abaixo algumas dicas. ⠀

Principais fatores de risco: ⠀⠀

🔸 Sexo masculino ⠀⠀
🔸 Tabagismo ⠀⠀
🔸 Histórico familiar ⠀⠀
🔸 Idade acima dos 60 anos⠀⠀
🔸 Hipertensão arterial sistêmica⠀

Como prevenir: ⠀⠀

🔸 Parar de fumar ⠀⠀
🔸 Manter um controle adequado da hipertensão ⠀
🔸Pacientes com antecedente familiar devem ser avaliados por um cirurgião vascular para um diagnóstico precoce.⠀

AAA.png

A aorta é o maior vaso sanguíneo do corpo humano, responsável pela distribuição do sangue do coração para as demais artérias e órgãos vitais.⠀⠀
⠀⠀
👉Aneurisma da aorta é uma dilatação anormal deste vaso. ⠀⠀

Para a artéria aorta, o diâmetro máximo considerado normal é de 2cm. Caso ultrapasse 3cm (mais de 50% de aumento em relação ao diâmetro máximo do vaso), classificamos como aneurisma.⠀⠀

Essa é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas na fase inicial. Com o aumento do diâmetro do vaso, a parede vai se tornando cada vez mais frágil e mais suscetível a ruptura.⠀

🤔 Como saber se tenho um aneurisma da aorta?⠀⠀
Alguns pacientes têm indicação de realizar o rastreamento para detecção de aneurisma de aorta abdominal.⠀⠀
⠀⠀
Segundo as recomendações atuais da European Society for Vascular Surgery (ESVS), tem indicação de realização de ecodoppler da aorta abdominal para rastreio de aneurisma:⠀
🔶 Homens com mais de 65 anos⠀
🔸Homens ou mulheres com mais de 50 anos e que possuirem familiar de primeiro grau com aneurisma de aorta abdominal⠀

⠀⠀
Segundo as recomendações atuais da Society for Vascular Surgery (SVS), homens e mulheres com mais de 65 anos e histórico de tabagismo devem realizar o rastreamento com ecodoppler de aorta abdominal.

TTO AAA.png

Habitualmente, aneurismas de aorta abdominal que apresentem diâmetro maior que 5,5cm nos homens ou maior que 5,0cm nas mulheres devem ser tratados, devido ao risco de ruptura.⠀⠀
⠀⠀
😶 Além disso, aneurismas que apresentem crescimento rápido ou sejam sintomáticos devem ser corrigidos mesmo com diâmetros menores, pela mesma razão. ⠀⠀

Para os pacientes que evoluírem com ruptura do aneurisma, um quadro de extrema gravidade e alta mortalidade, é necessária a correção em caráter de emergência.⠀⠀
⠀⠀
A grande maioria dos pacientes com aneurismas de aorta são tratados atualmente por técnica endovascular, minimamente invasiva, com o implante de endopróteses através das artérias femorais, localizadas nas virilhas. ⠀⠀

Entretanto, alguns pacientes apresentam dificuldades anatômicas para correção por técnica endovascular e podem necessitar de correção com cirurgia convencional.⠀⠀
⠀⠀
👉 O tratamento inicia com um estudo detalhado da anatomia da aorta, com o auxílio de exames de imagem, principalmente a angiotomografia computadorizada. ⠀⠀

A partir deste exame, realiza-se uma análise de diâmetros, comprimento e angulação dos vasos. A forma de correção e o material utilizado no tratamento são escolhidos de acordo com esta análise, individualmente para cada paciente.⠀⠀
⠀⠀
Este planejamento é realizado pelo cirurgião vascular e sua equipe, sendo o passo inicial para o sucesso do tratamento, com o objetivo de reduzir os riscos do procedimento e aumentar as chances de resolução do quadro.

Na Aliance Clínica Médica, contamos com uma equipe multidisciplinar, para proporcionar aos pacientes um atendimento completo, englobando protocolos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento individualizado.

Nossas cirurgias são realizadas nos Hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.