ENDOCRINOLOGIA

CARDIOLOGIA

A cardiologia é o ramo da medicina que atua sobre as doenças do coração e sistema cardiovascular, atualmente as principais causas de morte não relacionadas a traumas no mundo inteiro. A atuação do cardiologista ocorre em diversas áreas, com foco em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento individualizado e reabilitação para doenças como infarto do coração, angina, hipertensão, colesterol alto, arritmias, insuficiência cardíaca, entre muitas outras.

Na sub-especialização de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, é possível realizar tratamentos minimamente invasivos por cateterismo cardíaco para doenças causadas por obstrução dos vasos do coração através do implante de Stents (também conhecidos como "molinhas"), poupando muitos pacientes de tratamento mais agressivo de implante de pontes de safena por cirurgia aberta do coração. Também dentro dessa área, destaca-se o tratamento por cateter de doenças da válvula aórtica, tecnologia de ponta que aos poucos vem substituindo cirurgias de troca de válvulas do coração para pacientes de mais alto risco.

Especialmente na área de prevenção o cardiologista tem atuação fundamental, tendo em vista a magnitude das doenças cardiovasculares em todo o mundo. O campo de atuação é vasto e inclui todas as fases da vida, indo desde a promoção de hábitos de vida e alimentação saudáveis, orientação para a prática esportiva, detecção de doenças em fases assintomáticas, até o tratamento precoce dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas - pressão alta, colesterol alto, tabagismo, obesidade e diabetes.

cardiologia.png
hemodinamica.png