Aneurismas

Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP)

DAOP.png

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP)  é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da obstrução das artérias que irrigam os membros inferiores ou superiores.

A aterosclerose é a principal causa de DAOP, decorrente do acúmulo de placas com lipídeos (gorduras) na parede das artérias.

Com a diminuição da irrigação sanguínea, os tecidos sofrem com a falta de oxigênio e nutrientes, podendo ocorrer dores, úlceras e, inclusive, risco de perda do membro.

Quando estamos em repouso ou em atividades pouco exigentes, mesmo com alguma obstrução parcial destes vasos, a quantidade de sangue que chega aos tecidos é suficiente.⠀

Entretanto, quando a atividade física é mais intensa, estes vasos obstruídos podem não suprir as necessidades dos tecidos, causando dor.

daop 1.png
DAOP2 .png
DAOP 3.png
DAOP 4.png
DAOP 5.png
DAOP 6.png
CIRURGIA ENDOVASCULAR.png
ENDO COM STENT.png

Cirurgia Endovascular é uma subespecialidade da cirurgia vascular em que realizamos o tratamento das doenças circulatórias utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas (monitores).⠀

O tratamento endovascular tem como objetivo principal minimizar a agressividade cirúrgica, evitando-se as grandes incisões e alguns riscos relacionados a cirurgia tradicional.⠀

O procedimento é feito mais comumente pelo cateterismo (punção) dos vasos ou ainda pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou no membro superior, normalmente sob anestesia local (as outras anestesias são usadas conforme necessidade).

Para as obstruções, utilizamos o cateter-balão e os "stents" (pequena estrutura metálica usada para manter o vaso no calibre desejado).

A decisão sobre a realização de cirurgia aberta ou endovascular é individualizada, com base nas condições de saúde do paciente, nas condições do vaso a ser tratado, bem como de outras variáveis que são discutidas entre a equipe médica e o paciente.

Na Aliance Clínica Médica, contamos com uma equipe multidisciplinar para proporcionar aos pacientes um atendimento completo, englobando protocolos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento individualizado.

💻Referência: Site da SBAVC⠀